Tudo que você precisa saber sobre plano de Marketing Digital

Como o nome já diz, o plano de marketing digital é um processo de planejamento de marketing e que hoje esse processo é indispensável para qualquer empresa que vai colocar uma campanha para ser veiculada seja onde for, e sendo ela pequena, média ou grande.

A Softpixel tem uma metodologia em que qualquer coisa que seja feita, nós planejamos antes de executar, pois o planejamento é válido para tudo, não somente para planejar o marketing da empresa.

Dito isso, neste texto vamos detalhar de uma forma simples e que você entenda, os seguintes pontos:

O que é o Plano de Marketing Digital?

Como funciona o Plano de Marketing Digital?

Para que serve o Plano de Marketing Digital?

Leia até o final, e depois nos conte suas experiências e de como tem feito o marketing digital em sua empresa.

O que é o Plano de Marketing Digital?

Um plano de marketing digital, é uma maneira em que a empresa, descreve detalhadamente tudo o que ela precisa fazer para colocar no ar o marketing de um determinado produto, ou serviço, ou até mesmo para pulgar a empresa para alcançar um determinado objetivo.

Com isso, ela tem etapas para serem descritas para que o plano fique de acordo com o que precisa ser feito, e também servirá como um workflow para que quem for executar, e saber quais caminhos precisa ser seguidos.

Esse planejamento servirá para que sua empresa obtenha resultados satisfatórios ao veicular uma campanha, pois de nada adiantará você fazer um anúncio, ou uma promoção para rodar, se simplesmente, você não descreveu, onde você queria chegar, quem era o público, quais resultados você pretendia obter. E o planejamento te ajudará exatamente nesses pontos.

Então, sabendo agora o que é o plano de marketing digital, e que esse processo envolve fazer um plano detalhado de como será a execução do marketing digital de sua empresa e que ele é indispensável para que você obtenha resultado em suas campanhas, vamos aprender agora como ele funciona, e como você pode colocar isso em prática, assim como fazemos aqui na Softpixel.

Como funciona o Plano de Marketing Digital?

Apesar de muitos entenderem que montar um plano de marketing é um processo cansativo, e pouco prático, é através dele que se define os caminhos a percorrer para que haja a menor falha possível e que obtenha o melhor resultado esperado.

Para mostrar como funciona, nós definimos etapas a seguir desde a criação do plano até a sua aplicação e acompanhamento. Sendo assim, pidimos nas seguintes etapas:

Pesquisa de mercado e definição de público alvo;

Definição de objetivo;

Determinar mídias e conteúdo;

Determinar tempo e ações;

Execução e acompanhamento.

De início já dá para perceber que passamos mais tempo pesquisando e definindo atividades antes mesmo de executar, porém apesar de ser um processo de bastante pesquisa, é a parte crucial para aumentar as chances de que tudo dará certo.

Então vamos detalhar sobre cada um dos itens listados acima.

1. Pesquisa de Mercado e definição de público alvo

Essa etapa da criação do plano de marketing digital, é o momento em que caso você não conheça afundo o seu negócio e não saiba quem são seus clientes, apesar de ser uma informação que você já deveria ter em mãos, mas caso não tenha, essa atividade irá lhe ajudar.

Então, estude o seu negócio, defina para quem você vende ou para quem você quer vender, nesse momento, quanto mais específico for, melhor será para definir seu público e saber onde ele está.

Dependendo do seu produto ou serviço, você pode estar em um mercado que é muito concorrido e tenha que traçar estratégias poderosas para conseguir alcançar os clientes, mas ao mesmo tempo, você pode estar em um mercado onde a concorrência é baixa, e dependendo do impacto de seu marketing e da qualidade do produto ou serviço, você poderá se tornar líder de audiência.

Além da definição do seu público alvo que também podemos chamar nicho, você também deve fazer uma pesquisa para saber como estão os concorrentes em sua volta, como está o mercado, em qual momento os clientes compram mais ou menos, se o seu produto ou serviço é uma necessidade ou uma vontade.

Esses pontos devem ser documentados. No caso, crie um documento e descreva tudo o que você for descobrindo, isso irá facilitar no momento de criação da campanha. Então não deixe de fazer essa etapa, não a pule,  pois, essa parte de pesquisa e definição é muito importante para o plano de marketing digital.

2. Definição de objetivos

Em um plano de marketing digital é essencial definir os objetivos, seja vender mais, ou aumentar a audiência para interação com o público, ou para sua marca ser mais lembrada pelas pessoas. Essa etapa irá mapear o que você espera conseguir ao colocar o plano em ação.

E claro, ao definir um objetivo, ele precisa estar de acordo com o orçamento que você poderá investir na campanha, pois de nada adianta você criar um plano onde espera conseguir muitos clientes, mas seu investimento é baixo ou zero.

Apesar de muitas empresas ainda terem resistência em investir numa campanha de marketing, seja marketing tradicional ou digital, isso acontece, pois elas não tem um plano bem definido, e com metas claras, mas o retorno de um plano de marketing bem montado e executado, pode ser muito maior do que o valor investido, ele só precisa ser bem estruturado.

Então, defina seus objetivos, trace metas alcançáveis, mensuráveis, que tenha tempo determinado de execução e que tenha um pouco de ambição no resultado esperado.

3. Determinar mídias e conteúdo

Existem persos locais a se veicular uma campanha, sejam as redes sociais, sejam jornais e revistas digitais, sites com bastante tráfego, etc, porém  esses canais, por mínimo que seja, precisam estar relacionado com seu negócio de alguma forma e também seja um local onde o seu público alvo está, isso é importante para que a campanha funcione como esperado.

Podemos citar um exemplo, caso a Softpixel lance uma campanha de pulgação dos serviços de criação de aplicativos, porém colocamos essa campanha em um site onde se fala de futebol, não vamos obter resultado, pois meu público não está ali e não está relacionado diretamente ao meu negócio, então essa determinação é importante.

Outro ponto a se determinar é o conteúdo, ele será o ponto chave de todo o planejamento de marketing, pois é com ele que, você chamará a atenção do seu cliente, fornecerá informações que ele precisa e talvez esteja procurando, e fará uma ligação entre vocês para que ele vire seu cliente em potencial.

Então, o conteúdo da sua campanha, precisa ser muito bem pensado, pois precisa ser algo que demonstre que você está se importando com seu público e deseja resolver um problema que ele talvez já tenha ou que ele ainda nem sabe que tenha, mas que com sua campanha ele descobriu e percebeu que você pode ajudá-lo. E o principal, não tente somente vender o seu produto ou serviço, mostre que você quer ajudar a melhorar os resultados de sua persona.

4. Determinar tempo e ações

Nesta etapa, você determinará por quanto tempo sua campanha ficará no ar e quais ações serão tomadas no decorrer da campanha.

As ações podem incluir o que será feito, talvez possíveis alterações ou melhorias na campanha, quem serão os responsáveis, quando será feito cada atividade, além é claro de todas as atividades previstas e mapeadas no plano de marketing.

Já o tempo da campanha está muito ligado ao investimento que será feito e os objetivos, pois dependendo da mídia, uma semana de campanha pode ser exatamente o valor que pretende investir, mas se uma semana não for o suficiente para conseguir chegar no objetivo, ou será necessário investir mais, ou terá que mudar mídia ou refazer o plano, então o tempo precisa estar no cronograma.

5. Execução e acompanhamento

Após um longo processo de criação do plano de marketing digital, de horas mapeando e documentando o que será feito, como será feito, onde será feito, por quanto tempo será feito, quais resultados pretende alcançar, quanto pretende investir e todas as ações, chega a etapa de colocar a campanha para rodar e acompanhá-la para verificar o resultado.

Essa etapa é o menor dos processos, porém o que causa maior ansiedade, justamente pelo fato de não saber se todo o trabalho feito, trará o resultado esperado.

Mas claro, se o processo anterior foi feito minuciosamente, existe maior chance dos resultados serem alçados.

O acompanhamento, é a etapa que você analisa os resultados iniciais, para tomar possíveis ações caso algo precise efetuar alguma alteração. Então é importante que esse monitoramento seja feito, dependendo da mídia, ela lhe dará ferramentas para esse acompanhamento.

Para que serve o Plano de Marketing Digital?

Para concluir nosso aprendizado sobre o que é o plano de marketing digital e como é funcionamento dele, finalizamos descrevendo para ele serve.

O plano de marketing digital serve para mapear as atividades que serão feitas em uma campanha de marketing digital, onde é feito uma série de apontamentos e detalhamentos do que precisa ser feito para que uma campanha traga o maior resultado possível ao efetuar o investimento.

Mas, além disso, o plano de marketing também traz conhecimento para que você fique cada vez mais atento aos detalhes ao promover uma campanha de marketing, pois sua empresa nunca obterá resultado se você jogar no escuro, por isso é preciso planejar.

Também é necessário, fazer persos testes, sua campanha poderá ter vários modelos, para que você faça testes diferentes para analisar os resultados.

Então, finalizando, independente do tamanho de sua empresa, ou do investimento que você pode fazer, é ideal que você invista em marketing digital para alavancar seu negócio, mas também é importante que faça um plano de marketing digital para que você não “atire no escuro”.

Se ficou alguma dúvida, escreva nos comentários, faremos o possível para te ajudar e caso pretenda saber mais sobre negócios digitais, somos apaixonados por essa área e adoramos o que fazemos, então, entre em contato conosco.

Um abraço!

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