Por que sua empresa precisa de um aplicativo e como você pode criá-lo!

É incrível o crescimento do relacionamento com clientes e da comercialização de produtos e serviços através de aplicativos usados em smartphones e tablets.

E como isso tem alavancado tantos negócios.

Existem empresas que só tem o aplicativo como seu negócio, como também existem empresas que usam os aplicativos como um plus, um “algo a mais” para seu negócio.

Isso mostra que essas empresas que são preocupadas com a constante evolução tecnológica e a adaptação do seu negócio para melhorar o dia a dia de seus clientes.

Antes de falarmos do porquê os aplicativos são importantes e como criá-los vamos entender e fazer um breve resumo de sua história.

Veja o que você vai aprender neste artigo:

  • Quando surgiram os primeiros aplicativos?

  • Por que o aplicativo é importante para as empresas?

  • Por que minha empresa precisa de um aplicativo e como ele fideliza meus clientes?

  • Como criar o aplicativo da minha empresa?

Quando surgiram os primeiros aplicativos móveis?

Os aplicativos foram surgindo e se tornaram populares no ano de 2008, e hoje é mais conhecido e mais popular chamá-lo de “app”.

Os Apps podem ser baixados pelos aparelhos móveis de acordo com a versão solicitada pela empresa que disponibiliza o app, nesse caso, o seu smartphone ou tablet precisa estar atualizado, pois existem versões que não são aceitas.

A quantidade de downloads dos aplicativos mobile vem crescendo a cada ano, isso se dá ao aumento da venda de smartphones.

A tendência é que esse mercado cresça cada vez mais, pois a cada ano o número de aplicativos aumentam e consequentemente o número de downloads também.

Para se ter uma ideia de como é esse mercado, a Google lançou um pesquisa sobre os apps mais baixados em sua Play Store “desde sempre”.

É interessante saber que os aplicativos mais baixados são relacionados a jogos, redes sociais, músicas, livros e filmes.

Ou seja, se fizermos uma análise básica, percebemos que ocorre uma grande mudança em nossas atividades diárias de como fazemos as coisas.

Pois, para os jogos usamos os celulares, não somente videogames ou computadores, para as redes sociais também usamos mais smartphones, para as músicas usamos menos rádios, para os livros, menos impressos, e para filmes, menos televisões.

Deu para perceber a mudança que está ocorrendo e a grande oportunidade que as empresas têm para aproveitar esse momento.

Nosso texto está focado em mostrar a evolução tecnológica, porém com base nas facilidades existentes com a vinda dos smartphones, percebemos também que é preciso manter a qualidade de vida e não deixar que somente o smartphone seja seu companheiro diário.

Agora que aprendeu um pouco da história dos aplicativos, continue lendo para entender o porquê ele é tão importante para seu negócio.

Por que o aplicativo é importante para as empresas?

Para demonstrar e responder essa pergunta, preparamos uma lista de benefícios que o app pode trazer para sua empresa. Segue abaixo:

  • Evolução

Um dos motivos que o aplicativo é importante para sua empresa, é demonstrar para seus clientes que sua empresa está evoluindo e se adaptando ao mundo tecnológico.

  • Inovação

Outro motivo é estar inovando e trazendo mais opções de canais de relacionamento com seus clientes, e ficar cada vez mais próximo a ele.

  • Tendência

Teoricamente, seguir a tendência é uma coisa boa para demonstrar que sua empresa está “antenada”, nem sempre isso é uma coisa boa, mas em alguns casos é bom estar de olho nas tendências tecnológicas.

  • Facilidade

A facilidade em comprar seu produto, ou serviço. A facilidade em se comunicar. A facilidade em deixar seu público mais informado. A facilidade em reter melhor seus clientes. Tudo isso está atrelado a ter um app de sua empresa.

  • Estar mais próximo do cliente

Essa opção é tão importante que para descrevê-la, vamos dar um exemplo de como isso é interessante.

Alguns atores famosos, criaram seus aplicativos para estar mais próximos de seus fãs.

Nesse caso, construíram um canal de relacionamento por meio de um app próprio.

  • Mais um canal de venda

O aplicativo além dos benefícios listados acima, ele também se torna mais um canal de distribuição da sua empresa, ou seja você pode efetuar suas vendas através do app.

  • Crescimento da Marca

Criar um app de sua empresa também irá melhorar ainda mais a credibilidade de sua marca, tornando-a mais forte, conhecida e com mais notoriedade.

Bom, acho que deu para descrever alguns benefícios que sua empresa pode ter ao criar um aplicativo, e esses são só alguns deles, existem muito mais.

Agora que você entendeu um pouco sobre a história dos apps e seus benefícios, vamos falar o porquê sua empresa precisa de um app, continue lendo.

Por que minha empresa precisa de um aplicativo e como ele fideliza meus clientes?

“De acordo com a Portio Research (Março de 2013) estimou-se que, até finais de 2012, 1.2 mil milhões de pessoas em todo o mundo estaria a usar aplicações para dispositivos móveis. Projeta-se que essa tendência cresça a 29,8% por ano, atingindo às 4.4 mil milhões de utilizadores até finais de 2017.”

Fonte: Wikipédia

Mesmo com os benefícios listados acima, se você ainda não está convencido que usar um app pode alavancar ainda mais seu negócio, vamos falar um pouco mais.

Assim como um e-commerce, ou um website, onde você pode vender e demonstrar informações sobre sua empresa, o aplicativo pode fazer as duas funções.

O custo benefício é muito superior a ter uma loja física, onde os gastos com infraestrutura são muito superiores ao desenvolvimento do app.

A oportunidade de encontrar novos clientes é bem superior a uma loja física, a amplitude é… não há limites.

Esses são mais alguns dos porquês que sua empresa ganhará ao criar um aplicativo móvel para se relacionar com seus clientes.

E agora, como você poderá fidelizá-los?

A junção de todos os benefícios listados no subtítulo anterior e nesse são a resposta para essa pergunta, ou seja, nós respondemos praticamente desde o início desse texto.

E mais, dentro do app, você poderá criar diversas funcionalidades de fidelização, seja por meio de promoções ou por passar diversos benefícios para seu cliente ao usar o aplicativo.

Como criar o aplicativo da minha empresa?

desenvolvimento de aplicativos móveis envolve diversos processos um pouco complexos, posso dizer que, felizmente existem diversos profissionais para essa atividade.

E para isso precisamos de profissionais ou empresas sérias no mercado, para tal atividade, pois o intuito é que o cliente que faça download do aplicativo tenha a melhor experiência possível.

A complexibilidade vai de acordo com a estrutura e as configurações que você pretende colocar no app de sua empresa, e se será um canal de vendas ou só de informações e relacionamento.

Assim sendo, levantar o propósito da criação do app é importante para que se monte as etapas de criação do mesmo. E também se ele será seu principal canal.

Hoje existem algumas empresas que criam aplicativos de forma padrão, ou seja, tem layouts padrões que basta você colocar sua marca e escolher as funcionalidades.

Isso é o suficiente para muitos, pois podem precisar apenas de algumas funcionalidades que não necessitam de configurações complexas para desenvolver.

Agora, para empresas que precisam de uma estrutura mais robusta e com configurações avançadas é necessário contratar uma empresa que atenda aos requisitos.

E é nesse ponto que a Softpixel atua, e estamos aqui para te ajudar.

Nós criamos seu aplicativo, mas antes, entendemos seu negócio e seu propósito para montar a melhor estratégia.

Confira como é a criação de aplicativo “app” aqui na Softpixel:

  • Bate papo para entender o objetivo;

  • Descrever a estratégia e como engajar melhor os clientes com o app;

  • Criar o escopo do projeto;

  • Criação de um protótipo e apresentação;

  • Desenvolver o aplicativo;

  • Validar a solução;

  • Publicar o app no Google Play;

  • Publicar o app na Play Store;

  • Acompanhar o engajamento.

Com isso, o processo fica mais organizado em com intuito de buscar os melhores resultados para nossos clientes.

E então, você precisa de um app para alavancar seu negócio? Vamos conversar!

Entre em nosso formulário e nos conte quais são seus objetivos!

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco e responderemos o mais rápido possível.

Veja nossa galeria

precisando desenvolver um site, aplicativo ou sistema personalizado?