O que ninguém te contou sobre Sites e Rede Sociais para o seu negócio!

Nesse post falaremos sobre vantagens e desvantagens sobre usar um site próprio e as redes sociais para impulsionar o seu negócio e que talvez você não saiba.

Para início de conversa, usar um site próprio ao invés de usar somente as redes sociais ou outras plataformas de terceiros para impulsionar seu negócio é sua melhor solução, e eu também explicarei o porque nesse texto.

Então, fica a dica pra quem só tem uma página no Facebook.

Porém, que fique claro, esse texto não diz que você precisa deixar de usar por exemplo as redes sociais para pulgar o seu negócio, pelo contrário, é muito importante que você as use.

Mas, vou explicar o porque na maioria dos casos, ter uma ferramenta própria é o melhor dos mundos e quais são as vantagens e desvantagens de usar as duas ferramentas.

Agora, mesmo usando uma plataforma própria ou não, o mais importante é estar presente na internet, pois já sabemos que, se você pretende alavancar ainda mais o seu negócio, sua presença online é indispensável.

E caso ainda não tenha lido, da uma passada nesse artigo para ver em quais lugares sua empresa deve estar: “5 Canais em que sua empresa precisar estar para prosperar na internet.”

Bom, antes de falarmos quais as principais vantagens e desvantagens dos meios próprios (Sites e blog) ou de terceiros (Redes Sociais), vamos detalhar um pouco de cada um.

Site para seu negócio

O site nada mais é do que sua empresa no meio digital, e assim como seu estabelecimento físico, ele precisa ser visualmente agradável e organizado, além de conter tudo o que você precisa para passar credibilidade.

Sabendo disso, quanto mais informação de qualidade você colocar em seu site, melhor para criar seu posicionamento e seu lugar na internet.

Desta forma, incluir informações sobre a empresa, incluir os tipos de serviços ou produtos oferecidos pela mesma, canais para contatos, horário de funcionamento, canais de distribuição, mostrar os clientes que confiam nela e sua localização são informações básicas que precisam existir no site.

Além dessas informações básicas, algumas empresas que gostam de demonstrar sua preocupação com seus clientes, criam em uma parte do site um local onde ela publica frequentemente informações necessárias para seus clientes, local que chamamos de blog.

é no blog que muitas empresas ganham ainda mais clientes, pois dependendo da qualidade do conteúdo compartilhado ele servirá não só para os clientes de sua empresa, mas de pessoas que estão buscando aquela determinada informação.

Então, o que muitos não sabem ou não fazem direito, é que o blog empresarial se criado com a estratégia correta, pode gerar muito mais resultado do que veicular por exemplo sua campanha em uma mídia paga.

Porém para gerar ainda mais resultados, é possível mesclar as duas coisas, seja criar campanhas em mídias pagas e gerar conteúdo na sua própria mídia, pois dessa forma, você consegue avaliar também, qual canal está trazendo melhor resultado.

Redes Sociais para o seu negócio

As redes sociais são hoje onde encontramos a maior parte do público da internet, sendo assim, não podemos deixar estar presente também nesses locais.

Porém se for analisar, o público que se encontra nas redes sociais, a maioria está lá, não para comprar algo, mas sim para se relacionar, para saber o que está acontecendo no momento, seja mundo, seja com alguma pessoa.

Mas, mesmo sabendo dessa informação, ainda sim, a rede social é um local onde sua empresa deve estar presente.

Um dos motivos é que, de acordo com a jornada do consumidor onde ele se encontra pesquisando sobre seu problema, mesmo se, naquele momento ele não esteja fazendo alguma pesquisa por estar navegando nas redes sociais, mas você está ali demonstrando que pode ajudá-lo, ele mesmo sem pesquisar, achou a solução com você.

Pois mesmo que, naquele momento ele não esteja buscando soluções, você apareceu para ajudá-lo para resolver seu problema.

E além desse motivo, podemos destacar também aquele famoso ditado “Quem não é visto, não é lembrado”, sendo assim, se pretende fortalecer sua marca é ideal que esteja presente onde as pessoas estão.

Um dos motivos que o facebook ultrapassou a antiga rede social Orkut e que se mantém vivo até hoje, é que o facebook é uma rede social também para empresas fazer publicidade, então a rede social vai além de apenas ser um local onde as pessoas se comunicam.

A importância de estar online

Já descrevemos parte dessa importância para seu negócio nos dois subcapítulos acima, quando falamos sobre ter um site próprio e também estar presente nas redes sociais.

Com o avanço da tecnologia, o que muitos não acreditavam alguns anos atrás, é que a internet se tornaria um local onde pudéssemos comercializar algo.

E hoje, percebemos que nela, se vende praticamente tudo, então, não podemos negar o quão forte ela é.

Mas, muitas empresas, principalmente aquelas que os donos não são adeptos a tecnologia, ainda se mantêm resistentes a embarcarem no mundo tecnológico.

E alguns não sabem que, estão perdendo clientes e também estão deixando de fortalecer ainda mais sua marca, pois a resposta disso está, por exemplo, na quantidade de cliques diários em links que as pessoas dão ao pesquisar sobre determinado assunto no google.

Então para nós a principal importância de estar na internet é, se adaptar às mudanças do mercado consumidor e estar presente onde seu público esteja.

Quais são as vantagens e desvantagens de usar um site próprio para impulsionar o negócio?

# Vantagens de usar um site próprio

1 – Ser encontrado

Nada melhor do que alguém pesquisar por você na internet e ser direcionado para seu site e lá conter todas as informações que o cliente precisa.

2 – Ser dono da plataforma

Não dependa de ninguém para atualizá-la, e nada melhor do que ter algo que é seu.

3 – Publicar informações de acordo com suas estratégias a qualquer momento

Publique, atualize e compartilhe informações a qualquer momento de acordo com sua estratégia.

4 – Não correr o risco de perder a plataforma, pelo fato de não ser sua

Quando são plataformas de terceiros, exemplo das redes sociais, não corra risco de perder toda sua informação, caso ela se encerre.

5 – Ganhar mais autoridade

Ganhar mais autoridade por ter um local somente seu e direcionado para seus clientes.

6 – Expansão de canais

Expandir seus canais e mostrar ao seu público que sua empresa está preocupada em estar onde ele está.

7 – Se relacionar melhor

Mostrar aos seus clientes que você está preocupado com a experiência do usuário, e com isso nada melhor do que ter um canal próprio para se relacionar com ele.

8 – Vender mais

Através de um canal próprio a possibilidade de vender mais aumentará muito, pois com ele é possível colocar todas as informações necessárias que o cliente precisa para tomar a decisão.

9 – Custo baixo

O custo de um site é muito inferior a se ter um loja física, e o benefício que o site pode trazer é muito superior ao custo.

# Desvantagens de usar um site próprio

1 – Taxa de retorno ao site baixa

Colocamos isso como desvantagens, pois caso a empresa não tenha desenvolvedor, ela terá de contratá-lo e se não contratar uma empresa séria, você corre vários riscos, podendo ser um site lento, um site que não fica online, site com pouca informação, etc.

E tudo isso influencia no retorno do usuário, e caso isso aconteça, o usuário não voltará mais em seu site, é essa a grande desvantagem.

2 – Site não intuitivo

O site precisa ser funcional, e tudo o que contêr nele, precisa ser pensado detalhadamente, ou seja, ao montar o site é necessário pensar como o cliente.

3- Design ruim

Já ouviu falar em experiência do usuário? Se o site não for visualmente agradável e funcional como dito acima, o cliente não gostará e não continuará nele, então, mais uma vez, é preciso contratar profissionais sérios para fazê-lo.

Quais são as vantagens e desvantagens de usar as Redes Sociais para impulsionar seu negócio?

# Vantagens de usar as Redes Sociais

1 – Estar onde o público está

Nada melhor do que estar onde o seu público se encontra. É a melhor maneira de saber todas as informações dele e como se relacionar melhor.

2 – Acompanhamento diário de como estão as redes

Você poderá acompanhar com frequência, como seus clientes pensam, o que compartilham, como é relacionamento deles com a empresa, e muito mais.

3 – Fazer anúncios grátis

Essa é uma das maravilhas das redes sociais, você poderá compartilhar seus anúncios de forma gratuita.

4 – Fazer anúncios pagos, porém mais acessíveis

Além dos anúncios gratuitos, para impulsionar ainda mais, você também poderá fazer campanhas pagas para alcançar ainda mais pessoas, e o melhor, com um preço justo.

5 – Se relacionar de perto com o usuário

Essa é uma vantagem, porém que precisa de cuidados, pois como você estará muito perto do cliente, é preciso tomar cuidado com o relacionamento para não se tornar alvo de críticas somente, pois, elas existirão, mas se souber tratar da melhor maneira, alcançará melhores posições.

6 – Compartilhar informações que o usuário necessita

Essa é uma das principais vantagens, pois a todo momento você poderá compartilhar informações que seu cliente precisa, seja para tomar decisão de compra, seja para educá-lo com alguma informação útil.

# Desvantagens de usar as Redes Sociais

1 – Plataforma de terceiros

Essa é uma das principais desvantagens, pois caso a plataforma se encerre, você perderá todas as suas informações e os clientes que te seguem.

2 – Não ter controle de configurações

Você não poderá configurar de sua maneira, ficará refém dos padrões existentes na rede.

3 – Os preços de anúncios podem variar a qualquer momento

A qualquer momento o preço poderá variar, pois como a plataforma não é sua, a empresa que fornece, poderá cobrar de acordo com está o mercado.

4 – A plataforma que dita todas as regras

As regras são impostas pela empresa que fornece a plataforma, dessa forma, você também fica refém a qualquer mudança que existir.

Conclusão

Agora você está informado sobre o porquê da importância de ter uma presença online, seja ela em meios próprios ou de terceiros.

Nossa conclusão, como dito no início do texto, é que, usar uma plataforma própria é muito mais vantajoso, pelo fato de você ter total controle de toda a plataforma, seja para configurar, seja para estabelecer as regras.

As desvantagens das plataformas de terceiros listadas acima foram bem claras quanto isso, ou seja, você não determinará até quando ficará no ar, quais são as configurações, quais são as regras, custos de anúncios e por aí vai.

#Dica Bônus

Existe um parêntese em nossa conclusão!

Apesar de todas essas desvantagens sobre a plataforma de terceiros, o parêntese é, NUNCA deixe de usá-las.

Isso mesmo, mesmo você não tendo todo esse controle citado, ela juntamente com o site, impulsionaram ainda mais o seu negócio.

As redes sociais tem um poder imenso sobre qualquer mercado, como já dito acima, é onde se encontram as pessoas.

Então com uma boa estratégia e um bom plano de marketing, onde você consiga equilibrar o uso do seu site com o uso das redes sociais, é o melhor a se fazer. E caso alguma rede deixe de existir, seu site ainda estará lá.

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