Conheça as principais dicas de como aumentar o download do aplicativo mobile da sua empresa

Você pode ter uma ótima ideia para criar um aplicativo mobile, ou, querer desenvolver um app para ampliar o canal de comunicação e venda do seu negócio, porém, se não planejar como conseguir os usuários, seu aplicativo, ficará disponível na app store ou google play sem nenhum download, e, tenho certeza que não é isso que você quer.

Então, não basta apenas contratar um desenvolvedor, ou, uma empresa para criar seu aplicativo, você terá que pensar tanto na parte antes da criação, que, o principal é, saber se tem demanda para isso, e, após a criação, como divulgar da melhor forma para conseguir mais e mais downloads.

Para isso, descrevemos abaixo, algumas dicas que você precisará executar para ter sucesso com seu app. Continue conosco para saber mais.

1- Trabalhe junto com a área de marketing

Como mencionamos acima, não adianta contratar um desenvolvedor para criar um app mobile, também é necessário, criar um plano de marketing para saber como será a meta a ser alcançada de usuários do mesmo, por isso, é preciso fazer um trabalho junto com área de marketing, e descobrir as melhores estratégias de distribuição desse app.

Então, nesse momento, esse trabalho será feito para levantar os canais onde é ideal que o app seja divulgado e que esteja de acordo com o local onde seu público está, sejam, as redes sociais, sites conhecidos, blogs, entre outros. Também será possível avaliar, quando deverá ser alocado de recursos para cada canal, levando em conta, qual trará um melhor retorno.

Em muitos casos, um site da própria empresa, um blog com conteúdos relevantes, e, com uma estratégia de produção de conteúdo adequada a seu público, você alcançará resultados orgânicos, que, o custo será apenas do tempo de quem desenvolverá o conteúdo, ou seja, zero de recurso financeiro de divulgação, porém, sabendo-se que esse resultado é de médio a longo prazo.

2- Crie um canal onde possa divulgar informações relevantes ao seu público

Antecipamos a informação de criar um site e um blog na dica anterior, porém, vamos reforçá-la. Esses canais, precisam estar em constante atualização, pois, não basta pensar que, criou o site e o blog, e postou 4 textos no blog, você já estará nos resultados dos buscadores, e, as pessoas começaram a baixar seu aplicativo, engano seu pensar assim.

Para conseguir um bom rankeamento nos buscadores, seja, no google, ou, em qualquer outro, precisa fazer um trabalho de qualidade e frequente, ou seja, você precisa criar conteúdos que realmente são de necessidades dos usuários que precisam do seu aplicativo, e além disso, precisa, postar os conteúdos sempre, e, para quem está iniciando, postar uma vez na semana um assunto, já ajudará a começar a ter resultados.

Caso o seu nicho seja muito concorrido, você precisa encontrar um diferencial, pois, dessa forma, conseguirá atrair as pessoas, e encaminhá-las para fazer o downloado do seu aplicativo, e, poder utilizá-lo.

3- Tenha um orçamento para o marketing digital

Acima, demonstramos a importância e como fazer para conseguir público de forma orgânica no meio digital, neste caso, de forma natural, apenas com conteúdos relevantes, e, publicações frequentes, porém, como informamos, é uma tarefa difícil e demorada, mas, duradoura, mas, caso, você pretenda reforçar e acelerar ainda mais seus resultados, é preciso investir em marketing digital pago.

É importante equilibrar as duas coisas, tanto fazer um marketing de conteúdo com informações relevantes para os usuários, quanto, fazer o marketing pago, pois, os dois irão aumentar significativamente seus resultados, e, fazer com que mais pessoas baixem e utilizem seu aplicativo mobile.

E, para usar seu orçamento para o anunciar seu app em qualquer plataforma, é necessário fazer um planejamento antes, para não sair colocando seu dinheiro em qualquer lugar, achando que trará retorno, pois, pode não ser isso que aconteça. Então, levante onde seus possíveis clientes estão, qual é a melhor maneira de contatá-los, faça testes injetando um pouco do orçamento, e, quando verificar que o resultado está vindo, e, o número de downloads está aumentando, aplique o restante do orçamento para obter mais resultados.

4- Use as redes sociais para ampliar seu canal

As redes sociais são onde a maioria das pessoas estão, sendo seu público ou não, então, é fato que estar presente nesse meio, compartilhando informações, e publicando constantemente, possivelmente a visibilidade de sua plataforma irá aumentar, sem contar que, quando o público gostar, certamente irão compartilhar, fazendo com que, mais pessoas baixem seu app, e o melhor, de forma orgânica, e sem cobrar nada por isso.

Então, use as redes sociais a seu favor, crie uma página do seu app, comece compartilhando informações em referência do seu negócio, post sempre coisas que vão agregar de certa forma para as pessoas, e o resultado será visível.

No geral, ter uma versão free e uma premium do app, para que, quando as pessoas acessem sua página, tenham a possibilidade de fazer uma degustação do aplicativo, é uma boa estratégia. Essa, é uma forma de atrair ainda mais pessoas quando você compartilhar a página, ou seja, mostrando e liberando um acesso free para que as pessoas façam o teste antes de adquirir a versão paga.

5- Após a venda, não se esqueça dos usuários, interaja com eles

Essa, sem dúvidas, é uma dica muito importante, pois, após conseguir atrair o público, e, converter em vendas, é preciso interagir com eles, e, manter um bom relacionamento, para conseguir principalmente duas coisas, a primeira é manter o usuário ativo e usando seu app, e o segundo é, fazer com que esses usuários tragam ainda mais clientes.

Então, não deixe de manter a interação com os usuários que usam sua plataforma, continue mandando informações relevantes para eles, peça um feedback, pois, em muitos casos, eles te ajudam a melhorar ainda mais o aplicativo mobile, justamente, por serem eles que usam, e, detém da experiência das funcionalidades.

Uma ótima maneira de manter o engajamento dos usuários, e o sistema push notifications, onde através do aplicativo, você envia notificações na tela do celular do usuário, para ele se manter informado, de atualizações, novidades, ou alguma tarefa a ser executada. Mas, não seja frequente nas notificações, somente envie, o que for necessário.

Outra maneira, é se relacionar com o usuários via e-mail, ou seja, continue enviando informações necessárias que ele precise para mantê-lo atualizado. O e-mail marketing é uma ótima estratégia de engajamento.

Uma tarefa importante para manter esse engajamento, é separar os contatos por etapa, ou seja, existem os visitantes da plataforma, os usuários ativos usando a versão free, e aqueles que pagam, então para cada um, deverá existir um conteúdo diferente, pois, assim cada um terá a informação que precisa.

Esse provavelmente é um desafio grande, porém, se feito de forma correta, o resultado pode ser muito benéfico, e, os usuários ficaram cada vez mais satisfeitos, e irão compartilhar ainda mais seu app.

Conclusão

Seguindo essas dicas que listamos, é provável que você alcance cada vez mais, uma quantidade relevante de usuários para seu aplicativo. E, como mencionamos no início do texto, não basta apenas desenvolver o aplicativo mobile, é preciso de uma estratégia e planejamento para conseguir o maior número de downloads possível.

Bom, se gostou do nosso artigo, mas, ficou alguma dúvida sobre o que foi dito, ou, precisa de ajuda para criar seu app, ou mesmo, para melhorar o engajamento dos usuários ativos, entre em contato conosco, faremos o possível para te ajudar.

Até a próxima!

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