5 motivos para sua empresa ter um e-commerce hoje!

A modalidade de e-commerce vem crescendo consideravelmente no país e no mundo. É uma tendência que está sendo seguida pela maioria dos consumidores, tanto por encontrar melhores preços ao comprar pela internet, quanto pela facilidade de efetuar suas compras.

Há uns anos atrás, as pessoas tinham uma grande resistência ao comprar pela internet, pelo número de fraudes que acontecia. Hoje o número caiu bastante, isso aconteceu pelo fato de que as empresas estão preocupadas em passar maior confiança ao usuário na hora da compra para que o mesmo não abandone o carrinho.

Considerando essas informações sobre o comércio eletrônico, separamos alguns motivos para que você entenda como esse modelo de vendas pode alavancar seu negócio ainda mais. Continue lendo:

1- Tendência das lojas para o futuro

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, e no dia a dia, cada vez mais pessoas usam mais smartphones e desktops em suas atividades, a tendência é que a maior parte do que as pessoas precisam resolver, se faça por meio digital, e isso se inclui principalmente as compras.

Ter um site responsivo de sua empresa, um aplicativo mobile, canal de comunicação nas redes sociais e um e-commerce já são realidades que muitas empresas vivem nos dias de hoje. E essa facilidade do contato por meio eletrônico que as empresas proporcionam ao clientes é de fato um processo que será mantido e melhorado a cada dia.

Fazendo uma simples comparação, quando as pessoas dizem que os profissionais de hoje precisam se adequar a realidade do mercado para conseguir emprego, o mesmo vale para as empresas, ou seja, se elas pretendem continuar se mantendo sustentável e atuantes, se adequar ao processo de compra de seus usuários é tarefa importantíssima.

2- Custo inferior a uma loja física

Ter um e-commerce não quer dizer que você não terá custos, muito pelo contrário, assim como o espaço físico, o meio eletrônico também existirá seus gastos, porém eles serão diferentes de uma loja física e em muitos casos, inferiores.

Se uma loja física precisa, por exemplo, de um local e de móveis e máquinas, por outro lado, o e-commerce precisará de um domínio, hospedagem e das horas de desenvolvimento que serão pagas a uma empresa para criar sua plataforma, claro que sem contar os outros investimentos e gastos com pessoal. E trazendo isso para números, o que talvez você gastaria de 50 a 100 mil reais com a loja física, a plataforma eletrônica, você gastaria de 10 a 20 mil reais.

Claro que esses, são valores aproximados de uma forma geral. Não quer dizer que você gastará esse exato valor em um ou em outro, mostramos aqui para exemplificar, porém não foge tanto da realidade. Mas isso também os custos dependerão da complexidade de sua plataforma digital e da empresa contratada para fazer o serviço.

3- Crescimento de compras via celular

Com o aumento de venda de smartphones, consequentemente o uso de aplicativos mobile, de sites e redes sociais via esses aparelhos aumentaram consideravelmente. Adequar sua empresa a esses meios se tornou uma obrigação para se manter no mercado.

Como dito anteriormente, havia certa resistência em comprar pela internet, por conta das fraudes, apesar de ainda existir, elas reduziram muito e as pessoas estão mais atentas aos sites e aplicativos que de fato são seguros, e ainda, levando em consideração que já existem diversas empresas que controlam a segurança dos sites e aplicativos e outras que emitem selos de confiança para mostrar que você pode comprar sem medo daquela determinada empresa.

Então, a tendência é que o comércio eletrônico se aprimore ainda mais com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia e as compras sejam muito mais concentradas via internet do que em lojas físicas.

4- Expansão do canal de distribuição em nível nacional

Quando montamos uma loja física, é fato que ficamos restrito em vender apenas naquele local e nas proximidades onde a empresa está instalada, pois as pessoas precisam ir lá para efetuarem as compras. Um dos motivos que se criaram as franquias, foi exatamente esse, pois se você queria vender e expandir seu canal de distribuição em outros locais, precisaria abrir uma outra loja naquele lugar.

Com o e-commerce esse paradigma foi quebrado, pois basta apenas uma loja online para poder comercializar com o país inteiro, ou dependendo do segmento da empresa, com o mundo. Ainda existem muitos produtos ou serviços que não são comercializados via internet, ou porque não podem, ou porque os donos não querem, mas como dito, a tendência é que o comércio eletrônico cresça nos próximos anos.

Um exemplo de e-commerce mundial é a Netflix, é uma empresa americana e seu serviço é disponível aqui, e se você solicitar uma ligação deles para ativar sua conta, a ligação vem dos Estados Unidos. Então, se a pretensão é vender para mais localidades além da região onde sua empresa tem sede, um e-commerce se encaixaria perfeitamente nessa ocasião, fazendo com que o seu canal tenha uma expansão territorial.

5- Fortalecimento da sua marca

Se sua empresa estiver onde a maior parte da população está, é a melhor estratégia para fortalecer e tornar notória sua marca, e a internet é o local onde existe maior chance de concretizar essa oportunidade.

Ter um e-commerce, um aplicativo mobile, um site da sua empresa, a presença nas redes sociais, são métodos de conquistar novos clientes através do terreno fértil que é o meio digital, pois como a internet tem uma ótima característica de ser ágil, ela tem um grande potencial de retorno o investimento.

Bom, com isso, finalizamos nosso artigo feito para demonstrar para você o motivo que sua empresa precisa ter um e-commerce e de estar presente nos meios digitais, pois se pretende, alavancar seu negócio, essa estratégia precisa ser considerada.

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